Clientes

Avisos

  • 24-03-2017

    Dia 29 de março (quarta-feira), das 9h às 11h

  • 24-03-2017

    Dia 28 de março (terça-feira), das 9h às 12h

  • 16-03-2017

    O início dos trabalhos está previsto para dia 20 de Março (segunda-feira) e a intervenção tem a duração de 120 dias.

  • 19-01-2017

    Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada informam que o planeamento para a execução da obra de renovação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais na Av. Rainha D. Leonor e na rua Luís de Queirós, teve que sofrer alterações, por motivos técnicos e que determinaram um atraso no início dos trabalhos. Neste âmbito, no sentido de manter esclarecidos todos os munícipes locais e que possam ser afetados de alguma maneira, informamos que a obra, já se encontra a decorrer.

  • 20-03-2015

    Os SMAS de Almada informam, que alguns indivíduos, fazendo-se passar por técnicos de análises, têm contactado as pessoas numa tentativa de efetuar análises à qualidade da água nas casas dos consumidores, pondo em causa a qualidade da água distribuída no Concelho.

  • 20-02-2015

    No ano de 2002, todas as cauções foram devolvidas aos clientes.

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Projeto de Especialidade

O projeto de especialidade dos sistemas prediais de distribuição de água e de águas residuais, quer se trate de obras novas quer de alterações consideráveis de remodelação ou ampliação em edifícios existentes, são elaborados pelo técnico responsável.
 
No caso das ampliações e remodelações das edificações não implicarem alterações nas redes instaladas, é dispensável a apresentação de projeto, sem prejuízo do cumprimento das disposições legais aplicáveis.
 
Nas pequenas alterações dos sistemas prediais, poderá ser autorizada a apresentação de projetos simplificados ou até ser reduzidos a uma simples declaração escrita do proprietário do prédio, onde se indique o calibre e extensão das canalizações interiores que pretende instalar e o número e localização dos dispositivos de utilização.
 
A organização e apresentação dos projetos da especialidade deverá estar de acordo com a regulamentação geral em vigor e devem conter os respetivos documentos abaixo indicados, conforme aplicável:
 

Redes Prediais de Água (sistema de abastecimento e de combate a incêndios)

  • Formulário Projeto da Rede Predial Águas (PDF)
  • Memória descritiva e justificativa da solução projetada;
  • Cálculos hidráulicos- sanitários das redes projetadas e dos órgãos que as integram;
  • Peças desenhadas necessárias à representação do traçado das tubagens, com indicação das características, incluindo secções, inclinações ou outras, das diferentes tubagens e acessórios com a localização dos dispositivos de utilização da água;

O conjunto das peças desenhadas incluem: rede de abastecimento e combate a incêndios (quando necessária) em planta, de todos os pisos, corte esquemático e ou perspetiva isométrica; outros pormenores convenientes à boa interpretação do projeto e execução dos trabalhos em obra.

 

Redes Prediais de Águas Residuais (doméstica e pluvial)

  • Formulário Projeto da Rede Predial Esgoto (PDF)
  • Memória descritiva e justificativa da solução projetada;
  • Cálculos hidráulico - sanitários, das redes projetadas e dos órgãos que as integram;
  • Caderno de encargos, contendo especificamente as condições técnicas especiais de execução dos trabalhos a realizar em obra;
  • Peças desenhadas necessárias à representação do traçado das tubagens, com indicação das características, incluindo secções, inclinações ou outras, das diferentes de tubagens e acessórios com a localização dos dispositivos de recolha de águas residuais;

O conjunto das peças desenhadas incluem: planta de implantação, à escala mínima de 1:200, redes em planta, de todos os pisos e corte esquemático, incluindo ramal(is) de ligação, à escala mínima 1:100; pormenores, em planta e corte, de uma cozinha e de uma casa de banho, à escala mínima a 1:20; outros pormenores convenientes à boa interpretação do projeto e execução dos trabalhos em obra.

O projeto da especialidade, em triplicado, deverá ser entregue no Serviço de Atendimento Técnico, na Câmara Municipal de Almada, Av. D. Nuno Álvares Pereira N.º 67, 2800-181 Almada.

 
Validade e responsabilidade pela elaboração dos projetos 
 
Decorridos três anos após a apreciação de um projeto da especialidade sem que a respetiva obra tenha sido iniciada, a execução desta só poderá ser autorizada depois de apresentação de nova declaração de responsabilidade assinada por este técnico responsável.
 
A elaboração dos projetos deve ser realizada por técnicos: engenheiros, arquitetos e engenheiros técnicos de arquitetura e engenharia - inscritos na Ordem Profissional ou Associação Nacional reconhecida.
 
É da responsabilidade do autor do projeto a recolha de elementos de base para a respetiva elaboração, junto dos Serviços competentes.
 
Devem ser apresentados três a cinco exemplares do projeto, consoante o número de entidades a consultar, de acordo com indicação do Município.