Clientes

Avisos

LINHAS DIRETAS

Língua Gestual PortuguesaApoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Contador Secundário

Os titulares de um Contrato de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais podem requerer um segundo contador em prédios onde sejam efetuados consumos que só parcialmente dão origem a águas residuais, conforme o previsto no Regulamento do Abastecimento de Água e do Saneamento de Águas Residuais dos SMAS de Almada (Artigo 17º, n. º2).
 
Quem pode requerer?
O titular do Contrato de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais.
 
Como requerer
Apresentar o pedido de Contador Secundário, por escrito, indicando:
 
  • Nome e NIF do títular do Contrato;
  • Morada do local de consumo onde pretende instalar o contador secundário;
  • Número de Cliente e Número de Instalação (indicados na fatura);
  • Contactos (telefone; e-mail).
  • No caso de o titular do contrato não ser o proprietário do imóvel, deverá entregar a respetiva autorização da alteração da rede predial devidamente assinada pelo proprietário.
 
E com apresentação dos seguintes documentos:
 
  • Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e NIF
  • "Declaração sob compromisso de honra", responsabilizando se que a água contabilizada pelo contador secundário se destina exclusivamente para o fim descrito, não existindo qualquer interligação entre este sistema e o sistema de abastecimento doméstico que dá origem à totalidade da água recolhidas pelo sistema publico de saneamento, devidamente preenchido e assinada pelo proprietário. 

Onde requer?

 

Presencialmente

Nos locais de atendimento: Sede dos SMAS, nas Juntas de Freguesia do Concelho ou nos Espaços Cidadão.

 

Por Email

Envie para geral@smasalmada.pt:
- Pedido de Contador Secundário, com os dados acima indicados.
Junte fotocópia dos documentos indicados (sem prejuízo de poder ser exigida a exibição do original). Caso não concorde com o envio da fotocópia do seu cartão do cidadão, queira por favor dirigir-se aos serviços de atendimento ao público, para apresentação do mesmo.
 

Através de Carta

Envie para SMAS Almada - Praceta Ricardo Jorge, nº 2 Pragal, 2804-543 Almada:
Pedido de Contador Secundário, com os dados acima indicados. Junte fotocópia dos documentos indicados (sem prejuízo de poder ser exigida a exibição do original). Caso não concorde com o envio da fotocópia do seu cartão do cidadão, queira por favor dirigir-se aos serviços de atendimento ao público, para apresentação do mesmo.
Requisitos para Instalação de contador secundário: 
Ter um contrato de abastecimento de água e saneamento de águas residuais associado ao local de consumo (instalação) onde pretende instalar o contador secundário.
 
Os trabalhos a realizar no troço da rede entre a válvula de suspensão do abastecimento e os contadores, só poderão ser iniciados após visita e expressa autorização, por parte dos Técnicos dos SMAS de Almada.
 
Deverá também ser assegurada no sistema de distribuição predial, a construção de caixa para a instalação do segundo contador, localizada junto da caixa do contador principal, bem como o acesso dos aparelhos pela via pública.
 
Peças desenhadas
Planta do sistema de rede interna (da rede a instalar/alterar).
 
Custos do pedido 
- O pagamento de uma "deslocação domiciliária a pedido" de acordo com o tarifário em vigor. Caso a solicitação seja realizada por email ou carta, o valor será incluído na fatura mensal do cliente.
 
 
Faturação e tarifário:
O Contador Secundário está isento do pagamento da Tarifa Fixa de Abastecimento de água, das Tarifas de Saneamento de Águas Residuais e das Tarifas de Resíduos Urbanos. 
 
Aos consumos de água registado no contador secundário são aplicados a Tarifa Variável de Abastecimento de Água, a Taxa de Gestão de Resíduos e a Taxa de Recursos Hídricos.
 
Para efeitos de faturação, os consumos de água do contador secundário são somados aos do contador principal e aplicadas as tarifas referidas.
 
Os valores das tarifas e preços aplicados são fixados anualmente e divulgados em Edital disponível nos locais de atendimento e sítio internet dos SMAS de Almada.
 
Condições:
Sempre que não sejam cumpridas as disposições previstas na lei e no Regulamento de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais de Almada, poderá ser suspenso o abastecimento e veri?car-se mesmo a denúncia contratual.