Inovação e Desenvolvimento

Avisos

LINHAS DIRETAS

Língua Gestual PortuguesaApoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

AVALER+

Os SMAS de Almada são uma das doze entidades gestoras dos serviços de águas e saneamento convidadas a participar na iniciativa em Avaliação da eficiência e sustentabilidade energética nos serviços urbanos de águas (AVALER+), coordenada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC), tendo por parceiro o Instituto Superior Técnico (IST) e como entidade financiadora o Fundo de Apoio à Inovação (FAI) da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
 
O projeto, que pode ser consultado em AVALER+ , teve início em setembro de 2018 e tem como objetivos:
 
  • a avaliação do desempenho energético em termos de consumo, produção, gastos e emissões de GEE nos SAA (sistemas de abastecimento de água) e SARP (sistemas de águas residuais e pluviais)
  • o apoio na tomada de decisão sobre o estabelecimento de prioridades de atuação e seleção das medidas de aumento de eficiência energética a implementar.
  • a monitorização do impacto das medidas de eficiência energética implementadas.
 
A duração será de 3 anos com o seguinte faseamento:
 
Fase 1 - Diagnóstico e seleção de medidas de implementação e de ação rápida (18 meses).
 
Fase 2 - Implementação e monitorização do impacto das medidas implementadas (18 meses).
 
O setor urbano de águas integra o conjunto das sete principais atividades económicas com instalações de consumo intensivo registadas no Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia (SGCIE).
 
Os SMAS de Almada possuem duas instalações registadas no SGCIE (Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia) que poderão ascender a quatro no curto prazo.
 
Este projeto insere-se também no Plano de Ações 2019 do Sistema Gestão de Energia, em processo de certificação no âmbito da norma ISO 50001.