Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

Tratamento das águas residuais (ETAR)

Tendo presente a situação extraordinária que estamos a viver (COVID -19), os SMAS de Almada têm vindo a assegurar serviços essenciais, prioritários e urgentes, nomeadamente a operação, a manutenção e o controlo analítico das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Nestas, o efluente de "esgotos" que todos geramos, diariamente, é limpo e "descontaminado" para proteger a saúde pública e preservar os recursos hídricos.
 
Avaliámos os riscos de segurança, reduzimos as equipas para constituir reserva, adaptámos os turnos de operação e promovemos a rotatividade ou o regime de prevenção nas equipas de manutenção e no controlo analítico de Águas Residuais no laboratório. Adotámos o trabalho remoto, sempre que possível (chefias, logística e apoio técnico), e o resguardo social para as trabalhadoras e trabalhadores suscetíveis de estarem em situação de risco.
 
E assim, as equipas no terreno estão a desenvolver um esforço muitíssimo acrescido ao que habitualmente já decorre 24h, todos os dias do ano, para que as ETAR não parem e mantenham o nível de desempenho, com elevada autonomia e aumentado sentido de responsabilidade pela segurança pessoal e tecnológica.
 
Tudo faremos para cumprir a nossa missão centrada nas Pessoas e no Ambiente, para garantir a proteção das populações e qualidade ambiental do rio Tejo e da nossa Costa Atlântica! Com a vigilância da segurança dos nossos trabalhadores.
 
E mais do que nunca colabore! Não deite lixo nos esgotos! Ajude-nos também a proteger o ambiente e a saúde dos nossos trabalhadores.
 
Somos todos importantes para superar esta situação particular provocada pelo COVID-19 que a todos afeta, conte com os SMAS de Almada e os seus profissionais.