Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

SMAS organizam “Viagem ao Mundo da Água” na Praça São João Batista

Os SMAS de Almada realizaram hoje, dia 14 de junho, o evento de sensibilização ambiental "Viagem ao Mundo da Água" na Praça São João Batista, em Almada, que contou com a participação de cerca de 500 alunos de escolas do Concelho.

Ao longo de toda a manhã alunos do 1.º e 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro e do 1.º ciclo do Externato Frei Luís de Sousa entraram, de forma entusiástica, na aventura de um percurso por "estações" com desafios e jogos lúdico-pedagógicos para aprendizagem de conceitos associados à água e ao ambiente, a importância da sua proteção, preservação e poupança.

Uma turma de 20 alunos do curso Técnico-Profissional de Turismo da Escola Secundária Cacilhas-Tejo participou e colaborou com o seu apoio à organização.

A representar a Câmara Municipal e os SMAS de Almada estiveram presentes o Vereador João Couvaneiro, a Vereadora Teodolinda Silveira e o Vereador Miguel Salvado, nesta iniciativa que integrou as comemorações do Dia Mundial da Criança (1 de junho), Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e que marca o encerramento deste ano letivo 2017/18.

Conheça mais sobre os desafios e objetivos superados em cada uma das "estações"
 
VIAGEM AO MUNDO DA ÁGUA:

 

 

Ciclo Urbano da Água SMAS Almada

Explicação lúdica e pedagógica do ciclo urbano da água no Município de Almada

 

Ciclo da Água

Recorrendo a modelos simples, mas muito ilustrativos, os alunos viram os processos que a água percorre na natureza, para além de perceberem o que é o ciclo da água e a sua importância para a vida. Tomaram também contacto com os princípios científicos dos estados da matéria.

 

Jogo da Glória da Água

Recriou o clássico jogo de tabuleiro (em formato gigante – 2m x 1,5m) e explorou atividades relacionadas com a utilização racional da água (comportamentos responsáveis, poupança vs. desperdício, conceitos básicos do custo da água potável, dessalinização.

 

Dominó do Ambiente

O clássico e popular jogo do dominó, numa versão adaptada à temática do ambiente e numa escala muito maior, em que as crianças encontraram as correspondências certas entre imagens e afirmações/desafios que versam diferentes questões ambientais (reciclagem, energias renováveis, utilização correta de ecopontos, riscos da exposição solar, poluição).

 

Corrida da Reciclagem

Gincana de grupo, estimulando a atividade física e o trabalho de equipa, de forma a promover o conhecimento sobre a reciclagem, aqui focada na educação para a correta separação dos materiais e colocação nos ecopontos.

 

Lago da Tina

Com recurso ao "contador de histórias" as crianças  foram envolvidas numa história interativa em que, passo a passo, perceberam os impactos que comportamentos simples do dia-a-dia têm na poluição dos lagos, rios e oceanos. No final da narrativa ninguém ficou indiferente a esta promoção da mudança de atitudes em prol de um mundo melhor.

 

Ondas Doidas

Estação onde as crianças tiveram contacto com as propriedades físicas desta substância fantástica que é a água, que não tem cor, não tem sabor e não tem cheiro. Perceberam o que é a densidade dos líquidos, e o que difere de um líquido para outro. Simularam um derrame de petróleo no mar e perceberam como controlar e limpar estas catástrofes ambientais.

 

BioCopo

As crianças aprenderam a fazer um copo de papel e ouviram sobre a poluição dos plásticos nos oceanos e as suas consequências para a natureza.