Avisos

LINHAS DIRETAS

Língua Gestual PortuguesaApoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

Dia Mundial do Saneamento - 19 de novembro

19 de novembro é o "Dia Mundial do Saneamento", reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas em 2013.
 
Data de "dar voz" e apelar à necessidade de garantir, no mundo, o acesso de todos a instalações sanitárias condignas e a serviços de saneamento básico que assegurem a recolha e o tratamento dos esgotos.

Neste ano de 2019 o lema da ONU para o dia mundial de saneamento é "não deixar ninguém para trás", numa chamada da atenção para a necessidade de garantir esse direito humano, sem esquecer ninguém.

Saneamento básico é higiene, proteção da saúde de cada um e pública. Promove a igualdade de oportunidades, garante um território limpo, preserva o meio hídrico. É um direito humano indissociável de uma vida condigna.

É o 6.º objetivo mundial de desenvolvimento sustentável, no entanto, o saneamento está inacessível para 4,2 mil milhões de pessoas no mundo (mais de metade da população mundial), com maior incidência nos países mais pobres. Aliada a fatores socioeconómicos e culturais persistem, por isso, práticas como a defecação a céu aberto que são fonte da propagação de doenças, de contaminação dos cursos de água e mortes precoces.

No concelho de Almada o acesso ao saneamento é para todos e de todos. Cabe, por isso, a cada um de nós adotar as melhores práticas e não deitar lixos para os esgotos. Destinam-se apenas a águas sujas de cozinha e lavagens, da higiene e necessidades fisiológicas sanitárias, e os sumidouros à recolha das águas das chuvas.

Lixos deitados nos esgotos são de difícil degradação e remoção, acumulam-se nas canalizações e condutas domésticas e pluviais, causam entupimentos e avarias nas redes que transportam e nas ETAR que tratam as águas residuais. Aumentam os custos de saneamento, que todos pagamos na fatura, e agravam o risco de poluição.

Colabore! Não coloque lixo nos esgotos.