Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

Aprovado Prestação de Contas 2016

O Relatório de "Prestação de Contas 2016" dos SMAS de Almada foi aprovado em reunião da Assembleia Municipal de Almada, no dia 11 de abril. O documento apresenta um balanço e cumprimento das atividades inscritas em Plano de Atividades 2016 dos SMAS de Almada.

Na introdução o Conselho de Administração dos SMAS salienta os 65 anos da gestão pública e municipal da água em Almada que, ao longo do ano, foram comemorados com a população e instituições do Concelho e com os trabalhadores, em iniciativas como a exposição "A Água e o Saneamento em Almada", o lançamento do livro a "História da Água e do Saneamento em Almada" e a edição do livro da "ETAR da Quinta da Bomba- 22 anos de história", o Teatro "Bebe água de Almada, utiliza sem desperdiçar", a presença do tema "Água de Almada" no festival Sol da Caparica, entre muitas outras.
 
A certificação atribuída pela APCER, a 5 Sistemas de Gestão dos SMAS de Almada em simultâneo – qualidade; ambiental; infraestruturas; segurança, saúde e bem-estar no trabalho; e compromisso social e organizacional, é destacada como o principal facto do ano, tendo os SMAS sido a primeira entidade nacional certificada pela norma de ativos. 
 
O 1º lugar entre os Serviços Municipalizados e o 2º entre as entidades estudadas, pelo segundo ano consecutivo, atribuído no estudo de satisfação ECSI Portugal (European Customer Satisfaction Index Portugal) pelos utentes destes Serviços, mereceu igualmente destaque.

O Relatório de Prestação de Contas 2016 volta a confirmar o padrão de qualidade da água exemplar distribuída para consumo humano, fruto dos investimentos nas infraestruturas e procedimentos de segurança e controlo de qualidade dos Serviços realizados pelos SMAS.

Ainda no âmbito dos investimentos na qualificação e modernização de infraestruturas dos sistemas de abastecimento, saneamento e tratamento de águas residuais, destaque para: inauguração da requalificação  da ETAR da Quinta da Bomba, a Estação Elevatória do Torrão, a Estação Elevatória da Tagol/Raposo, a ETAR do Valdeão, a Estação e Emissário da Foz do Rego, e o posto de comando da Estação Elevatória de Água de Vale de Milhaços. Ainda para as obras de requalificação dos reservatórios do Pragal e do Monte de Caparica e a renovação de redes de água e saneamento com obras em Almada Velha e a conclusão da avenida Heliodoro Salgado e rua Fernão Lopes.

O princípio de acesso de todos à água e ao saneamento foi em 2016 alargado, com a carência económica a ter como referência o Indexante dos Apoios Sociais. A isenção das tarifas até aos 5 m3, os planos de pagamento e o acesso a famílias de áreas não consolidadas, como nas "Terras da Costa" e no "2º Torrão" foram mantidos.

Os Serviços ao cliente SMAS Online, Fatura Eletrónica, Débito Direto, ganharam maior adesão, enquanto soluções de modernização da relação contratual, desmaterialização de processos e redução de custos.

Em 2016 os SMAS de Almada encerraram as contas do ano com resultados positivos, sem dívidas, e com reforçada sustentabilidade financeira resultados que confirmam a gestão pública e dão força para continuar o trabalho de melhoria da organização para o presente ano.

Consulte aqui o documento Prestação de Contas 2016.

Veja aqui o vídeo da Reunião de Assembleia Municipal de Almada, a 11 de abril de 2017,  no Salão Nobre da Sociedade Recreativa Musical Trafariense.