Avisos

LINHAS DIRETAS

Língua Gestual PortuguesaApoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas
« Voltar

Alunos de Arquitetura idealizam futuro Museu da Água

Será assinado  no dia 7 de dezembro às 16h00, no Reservatório do Pragal, junto ao Cristo Rei, o Protocolo entre os SMAS de Almada e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa que prevê a idealização do futuro Museu da Água de Almada.
 
Os alunos de mestrado do curso de Arquitetura, coordenados pelo Professor e Arquiteto Miguel Baptista-Bastos, irão ao  longo do segundo semestre de 2019 desenvolver as suas ideias, organizados em grupos de até cinco elementos.

"Este protocolo é muito importante para os SMAS porque estamos a dar a oportunidade aos atuais alunos e futuros arquitetos de cooperar connosco naquele que poderá vir a ser um museu estratégico para o nosso Concelho", afirma Miguel Salvado, vereador administrador executivo dos SMAS de Almada.

O professor, Miguel Baptista Bastos, considera que "este protocolo é muito útil para os alunos, conferindo-lhes uma antecipação prática e operativa para a sua futura vida profissional. É fundamental estabelecer estas parcerias com as autarquias, sendo que este protocolo tem uma dimensão renovadora, auxiliando deste modo a autarquia para futuras ideias, visões, estratégias e caminhos para um futuro projeto".

O museu da água terá um auditório multiúsos e uma zona de interpretação ambiental. Estão ainda previstas, uma horta biológica e pedagógica e uma zona museológica tradicional e outra digital. A parte cultural não foi esquecida e por isso, haverá um espaço para exposições permanentes e temporárias, sempre relacionadas com a temática da água.

Os trabalhos finais serão entregues aos SMAS de Almada e avaliados por um júri, constituído para o efeito. Será atribuído um prémio a cada um dos elementos da equipa vencedora. O protocolo prevê ainda que os vencedores tenham acesso a um estágio nos SMAS ou na Câmara Municipal de Almada. As ideias poderão, mais tarde, ser previstas na elaboração para o futuro Museu da Água de Almada, nos reservatórios do Pragal.

"Queremos que este museu seja um espaço para as escolas, mas também para todos os almadenses. Um sítio onde se pode aprender, passear e brincar. Os SMAS trabalham com um nível de excelência que deve ser reconhecido por todos, este protocolo vem ajudar nessa missão" - conclui Miguel Salvado, vereador administrador executivo dos SMAS de Almada.