A Telegestão implementada no sistema de abastecimento de água do Município de Almada permite controlar online todas as variáveis relativas à exploração de furos de captação, reservatórios, estações elevatórias de água e reservatórios integrados.
O sistema dispõe de medidores de nível nas captações que permitem monitorizar, online, o nível de água no aquífero Tejo-Sado, minimizando os impactos da sua exploração. Permite também gerir estados de funcionamento de electrobombas, níveis de reservatórios, entre outros.
Tem instalados sistemas de detecção de fugas de cloro que fecham automaticamente as válvulas das garrafas e ventilam as casetas, evitando o contacto dos operadores com uma eventual fuga, salvaguardando assim as condições de segurança.
Com a 3.ª fase da Telegestão foram colocados analisadores da qualidade da água em todas as saídas para a rede distribuidora e medidores de caudal, que contribuem para detectar roturas na rede distribuidora, em tempo real, minimizando as perdas de água. Todos os sistemas anti-intrusão dos recintos encontram-se também interligados à Telegestão.